sábado, 12 de setembro de 2009

Morte de Wayne: Marcelito fala

Muitos amigos me cobram por que nunca fui a público falar tudo que sei sobre Wayne. Sempre respondi que não era o momento, mas hoje vejo que é o momento certo.
- Marcelito Lima

Dana Wayne Harbour, assasinado na Colina do Sol, 28/11;2007

Sempre tivemos uma afinidade com o Wayne. Inúmeras vezes pratiquei esporte com Wayne em sua cabana e depois tomávamos café. Em festas na Colina tinha uma musica "Frank Sinatra" predileta de Wayne, na qual Iara e Wayne sempre dançavam juntos. Fizemos muitas festas em sua cabana, saíamos para almoçar no centro, tínhamos uma viajem marcada para Miami-EUA em Novembro, tínhamos agilizado os nossos passaportes, viagem na qual Wayne nos obrigou que fossemos juntos.

Compaixão, amor e amizade

Sua ex-enfermeira e ex-companheira Bonny havia-o abandonado há quase dois anos, voltou para os EUA. Foi então que nos aproximamos mais. Bonny, como Wayne falava, morria de inveja de Iara. Era dolorido ver Wayne da maneira que estava, solitário e sem ânimo de vida. Alegava que nós éramos diferentes -- não o víamos como um velho de 79 anos, trazíamos a sua juventude novamente quando aparecíamos. Dizia que as pessoas procuravam somente para conseguir dinheiro e não por amizade, nós éramos os únicos que o viam como amigo e não falávamos em dinheiro.

Wayne sempre fazia questão de me dizer que apesar de amar muito Iara (motivo na qual Bonny não agüentou e foi embora, ela não tinha o amor de Wayne, só compaixão) ele nunca tentaria a conquistar, pois era feliz em saber que Iara era casada comigo, seu melhor amigo. Isto fazia crescer um laço muito grande de amizade. Sempre confiei em Wayne, sempre avisei Iara que se um dia eu morresse somente ficaria feliz se ela ficasse com Wayne.

Invasão da casa interditada

No dia posterior à morte de Wayne, um amigo sócio cabaneiro da Colina do Sol, Fernando Mauad, avisou a Cleci para entrar em contato comigo sobre uma possível invasão na casa do Wayne após ter sido interditada pela polícia. Ao caminhar pela manhã, aproximadamente 7:00 hs, observou o senhor Collins invadindo a residência de Wayne que estava lacrada pela polícia, carregando consigo inúmeras caixas de dentro da cabana de Wayne para dentro de seu veículo (mini-van).

Ora como alguém poderia invadir um local que estava interditado, lacrado para preservar pista do crime e dos criminosos, sem qualquer autorização da polícia???

Lembro que ao chegar de Porto Alegre na Colina, falei com Eta, Cleci e André que quando a polícia perguntou sobre um responsável por Wayne, Eta sugeriu que me ligassem, só que de uma maneira explosiva o senhor Collins disse, "para que me avisar?'' Eta disse novamente, "eles são os melhores amigos de Wayne", Collins com uma revolta estranha responde a Eta "só de fim de semana."

Faixinha geral

Chegando em frente da casa de Wayne, Barbara, esposa de Fritz, chorava muito e com ato de condolência pediu-me -"Marcelito, pode entrar, essa casa e tudo que está dentro é seu, entra." - como observei os lacres da polícia, evitei de entrar para preservar pistas para que a polícia descobrisse os criminosos, que era o principal no momento. Mas Collins entrou na cabana e quando entrou, além de prejudicar uma nova perícia, carregou para sua própria cabana documentos que não lhe pertenciam. Pelo que sempre soube do próprio Wayne, Collins e sua esposa prestavam serviços a ele, faxina e tradução de textos, não lhe dando direito de tal interferência. Eu e minha família sim, teríamos tal direito.

No mesmo momento que fui avisado por Cleci da invasão de Collins à cabana, entrei em contato com o secretário do clube, Adalberto, para Collins devolver tudo que havia pego sem autorização, pois tais autorizações que Wayne deixou para Collins, só lhe davam direito de agilizar o enterro de Wayne, na qual Wayne pagou para Collins, caso viesse a falecer. Comuniquei à Colina que seria o responsável, e nada foi feito. Wayne guardava documentos em sua cabana que transferiam tudo para mim, Iara e nosso filho Yago, e esses documentos sumiram.

Wayne, em uma noite quis nos dar os documentos e por ironia do destino, neguei-me a pegar, alegando que sua amizade era mais importante, que viveria até os cem anos, seria amigo de meus netos e que ele próprio o guardasse. Nunca imaginei que tudo isso iria acontecer.

Direção do Clube nada fez

Quando notei que a direção da Colina não tomaria providência sobre a invasão, fui até a delegacia de Taquara, junto com o meu amigo e advogado Gilberto Moraes, pedir ajuda ao inspetor de investigação Kendi e o delegado Luis Carlos, para tomarem alguma providência, pois eles acharam estranho a invasão e tudo. Disseram que chamariam novamente para outro interrogatório. Também pedi para ver quais os documentos tinham sido retirados pela polícia. O inspetor Kendi de imediato prontificou-se mostrando, passaporte e outros documentos de uso de Wayne. Não havia testamento, herança ou qualquer contrato; tinha que estar na cabana de Wayne. O inspetor também me comunicou que alguém opinou contra me chamar como melhor amigo de Wayne, e que uma senhora berrava alegando que a morte era porque alguns tinha ganho dinheiro do SBT, sendo que o assalto nada tinha a ver, pois todos que ganharam não mais moravam na Colina.

Aniversário surpresa

Em um aniversário surpresa que Wayne fez para mim, exclamou perante umas 30 pessoas moradoras da Colina, "Marcelito is my best friend, the best I ever had in the world." Não entendi sua exclamação e Inácio Conselheiro da Colina traduziu para mim- ele disse que você é o melhor amigo que ele teve no mundo. Essas palavras nunca mais em toda minha vida vão ser esquecidas.

Dente de tubarão

No mesmo dia Wayne me presenteou com uma linda gargantilha de 88 gramas de ouro 24 quilates com um dente de tubarão branco que ele próprio havia pescado na década de 60. Foi sua jóia preferida durante a sua juventude, época em que praticava halterofilismo. Chorei, chorei muito por aquele presente.

Nunca entendi, e todos que estavam lá em meu aniversário surpresa também, por que naquele dia em que Wayne havia programado tal surpresa, na organização de Collins e Marlene eu e minha família não fomos convidados, tá certo que era surpresa, mas em algum momento o senhor Collins teria que me avisar, sendo que naquela manhã inúmeras vezes cruzamos caminho com o ele, pois era meu vizinho de cabana, e em momento algum nos deu alguma espécie de aviso.

Cabana e anel

Por achar que não havíamos sido convidados, que para nós se tratava de um churrasco, saímos da Colina as 13:30 hs para almoçar no centro de Taquara, e só ficamos sabendo às 16:00 hs da minha própria festa... é muito chato... Reclamei para Wayne que não confiava em Collins. Wayne havia deixado bem claro para muitas pessoas na Colina que havia feito um testamento para eu e minha família, deixando sua cabana.

Wayne nos avisou que Collins tinha feito a tradução do documento do inglês para português, rejeitando o tradutor Paulo do Fritz. Seria feita a transferência da cabana na forma de compra e venda, num valor simbólico de 10 reais, para evitar a taxa de transferência da Colina que Wayne achava muito alta e não concordava; a Kombi que Wayne tinha prazer e queria que eu fizesse o mesmo; levar Iara para a Cafeteria predileta de Wayne (a qual freqüentávamos regularmente com ele); um anel de diamante no valor de 40 mil reais com que Wayne presenteou Iara, mas que ficou maior que seu dedo, Wayne prontificou-se em ajustá-lo no tamanho de seu dedo e devolvê-lo no seu aniversario, dia 12/12, mas a morte sobreveio pouco antes...


Iara, Marcelito, e Bool

Bool

Iara, pessoa que todos sabiam que foi o motivo que levou Wayne a ir morar na Colina, que ele amava e idolatrava (ver anexo de e-mail enviados por Wayne a Iara), outros pertences e Bool a única herança que realmente recebemos do Wayne, pois o Bool tinha documento de que nós éramos herdeiros. Bool é um cachorrinho da raça shitzu, trazido pelo Wayne do Texas. O Bool ninguém tinha interesse a não ser nós. Do Bool havia um documento bem claro...que é curioso... ou Bool ficava conosco ou era para sacrificá-lo, Wayne não confiava em mais ninguém para cuidar de seu cachorrinho, é claro que Barbara e Fritz eram de sua confiança, mas eles tinham gatos e Bool odeia gatos. Por anos Bool foi seu companheiro. Este sim, o senhor Collins avisou por meio da secretária da Colina que eu fosse buscá-lo ou seria sacrificado...é estranho alguém confiar em outras pessoas só para cuidar de seu cachorro e nada mais. Na noite do assassinato de Wayne estava com um grupo de amigos, a diretora de um colégio em porto Alegre, o filho de um coronel e outros amigos, jogando e bebendo até as 2:00 da manhã. Todos se prontificaram em me ajudar.

Boatos e supeitos

É triste que só fui ter amizade verdadeira fora da Colina, exceto uma minoria que preservo amizade até hoje. Como era de esperar, conhecendo a Colina como conheço, houve boatos espalhados por um casal que eu poderia ser um dos assaltantes, e o mesmo casal, que sofreu um outro roubo anteriormente em sua residência, ridiculamente foi comunicar à pessoa que era de fato suspeita, dizendo que eu, Eta e a policia o tínhamos como suspeito. É claro que tal casal gosta de ver o circo pegar fogo, mesmo que seja em inocentes, mas eu os aviso, calúnia é crime ... são RIDÍCULOS.

Eu teria tudo que quisesse do Wayne se eu pedisse, tudo mesmo, mas não precisava... Eu e minha esposa Iara tínhamos 5 meses antes do crime de Wayne ganhado de um famoso processo contra a SBT (programa "Ratinho") uma indenização por danos morais. Tínhamos 850 mil reais na conta bancária. Isto causou muita inveja a ponto de termos que retirar meu sogro e minha sogra da Colina.

Venda apressada

O que sempre me corroeu foi saber que Collins estava vendendo a cabana de Wayne sem ser desenrolado o processo de herança, inventário ou possível aparecimento das transferências e também circulava com a Kombi de Wayne que em vida nunca vi Collins usar.

Brinco com todos, a melhor herança que Wayne nos deixou foi o Bool...o resto...sumiu tudo. Maldita hora que não entrei na casa de Wayne quando Barbara implorou... Onde foram parar os documentos?? EU SEI... só que não importa, daria a herança e mais tudo que tenho para ter de volta este grande amigo, daria um grande abraço, bem forte.

Provas de amor e amizade

Enfim, abaixo são uns de muitos e-mails que Wayne enviou para nós. Se alguém quiser posso enviar os originais. Tenho outros e-mails que guardo como prova ... leiam, observe o amor que Wayne tinha por nós, e a quem nos sacaneou...que se engasgue com o dinheiro sujo que obteve, acredito na lei do retorno... sei que o espírito de Wayne observa tudo neste momento. Quem me roubou também vai perder tudo, são os meus votos.



Colina anaversario‏ De: Wayne Harbour Enviada: segunda-feira, 13 de agosto de 2007 16:41:14 Para: Meu Amigo E Amiga, Querer voce viagem para Colina proxima sabado? Eu querer esperanca. Wayne
none‏ De: Wayne Harbour Enviada: quinta-feira, 6 de setembro de 2007 17:05:19 Para: Iara Steffens () Iara, meu amor, Eu tenho nao ouvir de voce em dois semanas. Meu coracao pessoa. Por favor, trazer volta meu sol luz. Wayne
RE: e-mails‏ De: Wayne Harbour Enviada: quinta-feira, 2 de agosto de 2007 11:55:53 Para: Iara Steffens Iara, meu amor, Eu em casa tudo dia quarta feira E quinta feira. Por favor, diga meu eu perceber voce sabado noite. Amor E beijos, Wayne Iara Steffens wrote: Querido Wayne, hoje estar na colina e eu aparecer em sua cabana para uma visita rápida e matar a saudade de você. Mil beijos Iara Steffens. >From: Wayne Harbour >To: Iara Steffens >Subject: e-mails >Date: Tue, 31 Jul 2007 14:05:00 -0700 (PDT) > >Meu querida Iara. > Eu recebo um e-mail quinta-feira, nao tres. >Perceber voce sabado. Lembrar o fotos. > Amor e beijo's, > Wayne > >
e-mails‏ De: Wayne Harbour Enviada: terça-feira, 31 de julho de 2007 18:05:12 Para: Iara Steffens () Meu querida Iara. Eu recebo um e-mail quinta-feira, nao tres. Perceber voce sabado. Lembrar o fotos. Amor e beijo's, Wayne
e-mails‏ De: Wayne Harbour Enviada: terça-feira, 31 de julho de 2007 18:05:12 Para: Iara Steffens Meu querida Iara. Eu recebo um e-mail quinta-feira, nao tres. Perceber voce sabado. Lembrar o fotos e documentos cpf .. Amor e beijo's, Wayne
miss you‏ De: Wayne Harbour Enviada: quinta-feira, 26 de julho de 2007 12:23:36 Para: Iara Steffens Iara, meu querida, eu am pertubado por o fato isso eu tenho receber nao e-mail de voce. Voce e Marcelito licenca meu casa sabado noite e Eu tenho nau ouvar de voce para dois semanas. Se Eu tenho acabado algo para ofender voce, por favor diga meu. Voce amizade e o mais importante coisa para meu vida. Eu posso viver sem voce amor mas porem nao sem voce amizade. Responder, por favor Meu coracao e voce's Wayne
Re: Próxima semana irei para a Colina!‏ De: Wayne Harbour Enviada: terça-feira, 10 de julho de 2007 15:47:56 Para: Iara Steffens () Iara, meu amor, desculpe para o e-mail em english. Eu nao louco at voce. Meu coracao pessoa quando voce nao aqui . Amor e liquido osculo. Wayne
Iara Steffens wrote: Olá Wayne! It must have sensible our lack in the weekend, therefore we feel its lack. I not for the colina because the time was not good, much rain. Cleci gave the message for you? Wayne, please answers Meu e-mail, already he is 3° e-mail that you do not answer. Está brave with me? In day 13 of July we go for the Colina. Kisses!

Um comentário:

  1. Hi, I just wish I could get some of this in English. Miss you. It looks very interesting, but you know me I don't speak the language No matter how hard C's mother tried

    ResponderExcluir