segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Nego. Nego. Nego.

"Antes que o galo cante, três vezes me negarás", disse Jesus para Pedro.

A ética é sempre mais fácil no abstrato do que no concreto, no passado do que no presente, para outros do que para nos. Sobre os problemas de ontem, é fácil afirmar: eu teria escondido os judéus dos nazistas; defendido os comunistas de McCarthy; tolerado os homossexuais; enfrentado as tribunais das caças as bruxas.

Não é tão fácil assim. Muitas pessoas boas, em muitos tempos, somente assistiram quando "eles" vierem buscar seus vizinhos. Ficaram em silêncio quando os porta-vozes de poder espalharam ódio. Até santo sofre de fraqueza humana.

As bruxas de nosso tempo são outras, e o perseguidores de plantão se vestem de nobreza, como sempre fizeram. É nosso dever enfrentar-los, de amarrar os demónios de nossos dias, de agir conforme a conciência, com a coragem que Deus nos deu, e a serenidade que Ele está ao nosso lado.

Mas não é facil. Ninguém nunca disse que seria fácil.

E como agiu o povo de Morro da Pedra, quando Fritz, Barbara, André e Cleci foram todos "pego pra Cristo?"

Não os negaram, não os entregaram, não inventaram as acusações que a polícia e a promotora tanto queriam. Ainda sabendo que estariam eles mesmos acusados, se não acusaram, ficaram firmes.

Agiram melhor que São Pedro agiu, quando a polícia levou Cristo sob acusações falsas.

Três negações

Temos hoje a noite três negações. Não negando os acusados, mas negando as falsas acusações. Negando aqueles que, sob o pretexto de "proteger" jovens, os amordaçaram, para que pudessem falar mentiras em seus nomes.

Chegando aos seus 18 anos, os jovens poderiam falar em nome próprio, e assim fizeram. Seus nomes são Douglas Anner Louderback, Cleiton Daniel Rosa da Silva, e Oziel Moreira. Listo os nomes aqui, e creio que estão e serão listado em lugares mais nobres do que este.

E não importando o que eles façam ou deixem de fazer daqui em diante nesta terra, no dia em que eles estiverem em frente de São Pedro no portão do Céu, não são eles que terão de abaixar os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário