quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O fugitivo

Uma das acusações que rendeu muito no caso Colina do Sol foi a alegação de que Fritz Louderback e Barbara Anner acolherem um tal de Glen Steven Margolis, supostamente um "pedófilo fugitivo norte-americano".

Nome não consta nas listas

Bem, primeiro os fatos. A busca por "Margolis" no site do FBI encontra referencias a uma juiza e a um promotor com este sobrenome. Há também no site do Ministério de Justiça dos EUA um "National Sex Offender Public Website" ferramento de buscar um nome em todas as listas de pedófilos nos EUA - e tem quase um milhão de pessoas nestas listas, é uma mania lá. Pode buscar "Glen Margolis", "G Margolis", "Steve Margolis", e "Steven Margolis". Não estão lá.

Realmente ficou um tempo na Colina um homem que se chamado Steve Zanelli, trazido por Celso Rossi. Steve Zanelli também não se encontra nestas listas. Quem quer saber mais sobre ele deve procurar Celso Rossi.

Glen Steven Margolis existe? Existe, e há vários. Vamos ver um pouco da realidade no final. Mas primeiro, vamos embarcar nas fantasias da polícia e da promotora.

A versão da polícia

Podemos ver as alegações da polícia melhor na imprensa: foram, afinal, produzidos para a julgamento no tribunal da imprensa, e não da Justiça comum. Conforme Zero Hora:

A policial seguiu os passos do norte-americano de 1998 a 2000. Fez isso porque tentava localizar outro norte-americano suspeito de abusos sexuais, Glen Steven Margolis, que hoje está foragido da Justiça nos EUA. A última notícia sobre Margolis, aliás, é de que ele foi surpreendido abusando de uma criança no clube de nudismo em Taquara, na casa de Fritz. Ele teria ingressado no Brasil com passaporte argentino, permanecido por cinco meses na residência de Fritz e Barbara e fugido quando seria denunciado à Polícia Civil.

A promotora acrescenta

Na denúncia, a promotora Natália Cagliari adiciona mais pimenta:

Outrossim, corrobora para a autoria dos atos pedófilos praticados pelos acusados, o fato de terem recebido, em sua residência, o pedófilo americano procurado pelo FBI, Glen Stevens Margolis – condenado nos EUA à pena de morte -, o qual, inclusive, fugiu às escondidas do Clube Colina do Sol, haja vista ter sido flagrado praticando sexo com menores de idade.

Puxa, será que a Dra. Natália não tem a Vara de Infância, mas sim a Vara de Condão? Transformou Margolis de "suspeito" em "condenado nos EUA à pena de morte". Sem pesquisa, sem evidência, sem processo. E sem o menor credibilidade.

Não há ninguém nos EUA condenado à morte por abuso sexual, e não há atualmente ao que sei, ninguém condenado à morte que é fugitivo - geralmente estes pessoas estão mantido em condições razoavelmente seguros. A transmorgrificação da promotora falta não somente verdade, mas verosimilitude.

Pernas curtas

Dizem que a mentira tem pernas curtas. Porém esta, lamentavelmente, andou muito. Foi uma acusação predileta da promotora, citado por ela é engolido pela juíza da 2ª Vara e fundamentou mas de um negação de habeas corpus, por exemplo:

Consta do relatório policial que Frederick tem contato com Glen Steven Margolis, que é pedófilo, condenado nos Estados Unidos e atualmente foragido. Referida pessoa esteve na residência do paciente – na Colina do Sol – no ano de 2005...
7ª Câmera Criminal, HC Nº 70023460322

Porque ninguém pegou?

A imprensa não pegou isso - apesar das listas citados no começo ser públicos - porque não procura encontrar a verdade, procura comprovar a acusação. Se a defesa apresenta uma prova, a imprensa procura qualquer motivo, pequeno que seja, para descreditar. Mas procura desculpar qualquer dificuldade, enorme que seja, nas acusações.

E a promotora? Porque ela não confirmou antes de basear sua denúncia nisso? De que cartola puxou "condenado à pena de morte" que nem consta nas fantasias policias?

Talvez um dia Dra. Natália Cagliari explica. De preferência, da banca dos réus.

O verdade sobre Glen Steven Margolis

Existe mesmo Glen Steven Margolis. Depois da separação da esposa, levou os três filhos para Costa Rica. A mais velha dos três disse que eles não tentaram falar com a mãe porque preferiam morar com o pai.

A matéria que conta sobre a reunião conta de várias problemas da mãe - morando no seu carro e com amigos, etc - como sendo consequência da perda dos filhos. Ouvi que talvez fossem condições preexistentes, e mais causa do que consequência.

Barbara e Fritz conhecem, sim, Margolis e seus filhos, e Barbara sempre veja a filha mas velha quando visite os EUA. Conhece também a mãe. Que não visita.

Ela conhece Margolis, e conheceu Steve Zanelli. Não são a mesma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário