terça-feira, 21 de abril de 2009

Dr. Ademir Costa Campana

Senador Virginio de Carvalho, senador Magno Malta, Dr. Ademir Costa Campana
O criminalista de Taquara

Todos chegam no escritório de Dr. Campana com aflição e esperança. Advogado é como médico: ninguém procura porque quer, mas porque precisa. E na região Ademir Costa Campana tem a fama de ser o cara que resolve, que “tira qualquer um da cadeia”.

O casarão no centro de Taquara que abriga o escritório é procurado por toda classe social. A banca na recepção tem espaço por uma dúzia e meia de clientes. Uma televisão é sempre ligada para amenizar a espera; uma pequena câmera transmite para a sala do Dr. Campana, bem acima, o tamanho da fila.

E ele atende todos. O preço da consulta está na parede, e está dentro da bolsa de qualquer um. Os peregrinos são chamados em pequenos grupos para subir o tapete vermelho de uma escada larga. Aqui há menos poltronas e mais conformáveis, e paredes enfeitados com certidões de pesquisas de opinião público, atestando que há anos o nome de Campana é o mais conhecido da região. Na sala sem janelas, o único barulho é de um ventilador de teto.

Dr. Campana domina sua sala de uma enorme mesa em meia-lua, coberto de processos e telefones que não param de tocar.

No caso Colina do Sol, ele defende Dr. André Ricardo Lisboa Herdy e sua esposa, Cleci Ieggli da Silva. O processo do caso, já mais de dez volumes no ano passado (agora já passa de vinte) não cabe na mesa e está empilhado junto ao parede.

Ele atende, resolve, volta ao visita, sem se perder do assunto.

Em março do ano passado, ele falou da sua fama, e como ele chegou onde está em Taquara.

Pergunta: O senhor tem fama de "tirar qualquer um da cadeia". Ao que o senhor atribui isso?

"Eu tenho um nome forte na região devido a minha maneira de trabalhar. Todos os casos eu olho com carinho. Eu 'visto a toga', e olhe o processo profundamente.

"Eu tenho prestigio junto ao judiciário, pela minha forma de trabalhar."

P. O senhor já foi da Brigada Militar. Como isso influenciou sua ótica como advogado? "Fui um segundo sargento, com muito orgulho. Eu aprendi muita coisa, aprendi ou outro lado.

"Eu sempre tinha expectativa de ser advogado. A Brigada foi o trampolim para fazer o curso de direto. O salário de sargento me sustentou enquanto estudei. Meu faculdade, como dos meus irmãos, foi pago por nosso pai, Flory Campana."

P. No jornal Panorama desta semana, há 22 julgamentos de júri marcado para Taquara, uma cidade de 55 mil habitantes. É um assassinato para cada 2.500 pessoas. Não é alto?

"A índice de criminalidade na região é altíssima.

"Tinha muito indústria de calçado, que atraiu muito gente de fora com outro perfil, outro temperamento."

P. O senhor nasceu em Taquara? Se não, o que o atraiu para cá? "Sou natural de Passo Fundo. Fiz o curso de sargento em Santa Maria, e trabalhei em Osório. Fiz direto em Usisinos. Taquara era muito perto, e acabei me apaixonando para o lugar."

O alto volume de consultas tem dotado Dr. Campana com enorme experiência prática em advocacia. Ele atende não somente a cidade de Taquara, mais de muitos outro comarcas na região da Serra Gaucho. Pelo menos uma vez por semana está em Porto Alegre para cuidar de recursos nos tribunais superiores.

No caso Colina do Sol, os menores foram interrogados no projeto Depoimento Sem Dano, na 11º andar do Fórum Central em Porto Alegre, e Dr. Campana carregou para o interrogatório uma das peças polemicas: uma peruca roxa que pertence a Cleci.

O carro com que Dr. Campana circula é um camionete, por que ele é do povo, mas condizente com a dignidade do profissão, é preto. E mostra que os negócios vão bem: o do ano passado, já enorme, foi trocado este ano por um maior ainda.

Para Dr. Campana, a advocacia é mais que uma profissão. Uma balança simbólica de Justiça é entalhado na porta da casa dele, no meio caminho entre seu escritório e o Fórum local. Sua filha é advogada também e trabalhe com ele. Quando ela se candidatou para vereador na eleição de 2008 (que ficou como primeiro suplente) o quartel-geral foi o casarão da firma. Seu filho ainda está na faculdade de direto, mas já trabalhe como estagiário na firma do pai.

Informções de contato:
Dr. Ademir Costa Campana
Rua Coronel João Pinto, 2397
CEP 95600-000 Taquara RS
Tel:(51) 3542-1985, email: campana@tca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário