quinta-feira, 3 de março de 2011

O que fazer com as concessões comerciais?

Uma das peculiaridades da Colina do Sol é a sistema de "concessões comerciais". Conforme a propaganda original, um residente poderia comprar um concessão de Celso e Paula, e este monopólio permitiria que o concessionário poderia ganhar a vida trabalhando na própria Colina.

Na prática, na venda da concessão Celso e Paula assim receberam todo o lucro que a concessão jamais fornecerá, e mais. Não participaram dos riscos, nem do trabalho, mas receberem os lucros, e de antemão.

A Concessão de Mercado já passou por várias mãos, cada concessionário perdendo dinheiro e passando a encrenca para frente. Muitas concessões, como da telefonia ou arquitetura, deixaram de ser exercitadas.

Perguntas para todos os candidatos

  1. O que o senhor ache faz um condomínio naturista tão diferente de qualquer outro condomínio, para que tivesse esta sistema única de "concessões"?
  2. O senhor seria a favor de calcular quanto cada "concessão" encarece serviços para cada dos "sócios que pagam", e quanto coloca no bolso dos concessionários, os "sócios que recebem"?
  3. A decisão de continuar ou não com as concessões, deve depender dos benefícios e custos econômicos? Se não, em que base deve ser tomada esta decisão?
  4. Das concessões comerciais, parece que somente a da Construção dá dinheiro. Porém, esta obriga os sócios a pagar preços acima do mercado, por trabalho inferior. Ainda assim, a Concessão faz parte do que Celso Rossi vendeu para sr. Silvio Levy Sr. Levy permitiu que sr. Etacir Manske utilizasse, conforme pagamento do mesmo 10% que Celso Rossi recebeu. Mas Etacir não pagou, e sr. Silvio revogou o uso da concessão.
    1. O senhor veja qualquer motivo que os sócios devem ser obrigados de utilizar os serviços de sr. Etacir Manske, quando ele nem é "dono da concessão" nem tem permissão para utilizar-lo?
    2. Sr. Jairinho, que participou da construção da Colina do Sol desde as primeiras cabanas, e que faz serviço melhor de Etacir Manske e mais barato, foi banido da Colina do Sol por "queda de confiança". Sr. Jairinho é presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Jorge Fleck em Morro da Pedra, uma posição geralmente considerado de confianca. O senhor reverteria o banimento do sr. Jarinho?
  5. A Concessão de Camping era sempre de lucratividade marginal, e agora que sua freguesia descampou para a Chacara de Pedra (que, entre outras vantagens, tem um falta total de Tucas) deve ser mais marginal ainda.
    1. O senhor ache que a conta de luz do Camping deve continuar a ser divido entre os "sócios que pagam"?
    2. Sendo que o camping parou de sustentar sr. Tuca, e ele não tem outro meio de sustento, o senhor gostaria de ver sr. Tuca assumir outro papel na Colina do Sol, como de segurança?
    3. O senhor, como sócio, estaria disposta a contribuir para comprar a "Concessão do Camping" do sr. Tuca, com a condição que ele fosse embora da Colina do Sol?
    4. Quando o senhor estaria disposto a pagar para nunca mais ver o Tuca?
    5. É praxe na Colina do Sol, quando um sócio vira inconveniente, ou lucrativo, de expulsar-lo, assim confiscando sua concessão. O senhor ache esta a solução adequada para o caso de Tuca?
    6. O senhor tem outra solução melhor para propor? Ou mais barata?

Nenhum comentário:

Postar um comentário