quinta-feira, 3 de março de 2011

"Manifesto Programático"

Conforme a vocação jornalística do blog, divulgamos "Manifesto Programático" recebido ontem de uma leitora fiel.

Já fizemos ontem um análise deste manifesto, concluindo que o é mais significativa é quem ficou de fora, quer dizer, Celso Rossi, João Olavo Paz Rosés, Etacir Manske, e Marcelo Pacheco.

Como já dissemos, enquanto este manifesto focaliza quase que exclusivamente em assuntos financeiros, não toca em nenhuma das primeiras perguntas que levantamos para os candidatos - ainda que esta primeira lista também focalizou em assuntos meramente administrativas e financeiras. É bom saber que pretende "um plano diretor", seria melhor saber como pretende regularizar os 33 cabanas na terra do vizinho, ou o que pretende fazer sobre metade das terras estar penhoradas.

A filosofia nos ensina que não importa a que resposta você chega, se seja para a pergunta errada. As perguntas financeiras são importantes, mas não os mais importantes.

Como o CNCS chegou ao ponto de que seus problemas sejam tão severos quanto nossas perguntas indicam? Será que há causas mais profundas?

Este manifesto presume a necessidade de um "Conselho Disciplinar". Que outro condomínio de lazer tem seu próprio Tribunal del Santo Oficio de la Inquisición? O manifesto presume a existência contínuo dos "concessões comerciais"; enquanto clube ou outro pode arrendar a lanchonete da piscina, que outro condomínio apequenou o conceito de monopólio estatal em detrimento aos seus sócios?

O ponto ao que a Colina do Sol chegou sugere que é mais do que na hora de examinar o condomínio, de cabo ao rabo. Este manifesto não sugere que o recado chegou aos seus autores. Mas agora o manifesto; e depois mais perguntas.

 

CNCS 2011 - Eleições

Manifesto Programático

Amiga e amigo colineiros,

Inscrita no coração de cada um de nós, ao longo dos verões e invernos a Colina do Sol continua a nos seduzir com sua cândida beleza, com sua nudez abençoada, com a simplicidade e a força de seus ideais. Como nós mesmos, a Colina não está livre de imperfeições e dificuldades. Por ser um projeto impulsionado essencialmente por nossas aspirações, o seu crescimento físico e espiritual depende do nosso zelo permanente e da nossa participação crítica e construtiva. Essa atitude de cuidado com a Colina do Sol é especialmente decisiva nos momentos em que, por nosso voto, escolhemos as sócias e os sócios que irão conduzi-la nos próximos anos, elegendo-os para o Conselho Deliberativo, Disciplinar e Fiscal.

Por terem essa importância, entendemos que as eleições merecem um debate coletivo em torno das propostas que melhor possam responder aos desafios vividos pela Colina do Sol em seu presente momento. Apenas assim obtém-se um consenso prévio sobre os princípios de gestão do CNCS e sobre as prioridades a serem adotadas em favor do seu desenvolvimento.

As sócias e os sócios que subscrevem esse Manifesto, após terem feito uma análise da conjuntura atual da Colina do Sol, considerando o seu potencial e igualmente as ameaças que pairam sobre ela, propõem uma nominata de candidatos comprometidos com os seguintes princípios:

  • Idoneidade de todos os Conselheiros – é fundamental que a conduta de nossos dirigentes e representantes tenha sempre estado livre de qualquer suspeita, de modo que gozem de ilibada reputação em todos os seus atos e assegurem prestígio e respeitabilidade para a Colina do Sol. Pessoas com histórico de dívidas, como associados ou em seus negócios particulares, em particular quando esses se relacionam com o CNCS e lhe impingem prejuízos, não devem dirigir os destinos do nosso Clube.
  • Defesa intransigente do CNCS – interesses pessoais ou particulares devem sempre subordinar- se aos interesses maiores da Colina do Sol. De parte dos Conselheiros, isso requer discernimento moral, impessoalidade nos atos e transparência administrativa, sendo imprescindível que nossos dirigentes não possuam motivações de qualquer espécie conflitantes com os ideais e as necessidades de crescimento do nosso Clube.
  • Autonomia do CNCS – a Colina do Sol não deve depender de terceiros para garantir a seus sócios e frequentadores comodidades, serviços e opções de cultura e lazer típicos de um Clube de convivência naturista. Para isto, é importante investir na sua sede social e fortalecer as opções de hospedagem e outros serviços que oferece ou pode vir a oferecer por meios próprios ou através de suas concessões comerciais.
  • Independência entre os três Conselhos – embora a harmonia entre os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Disciplinar seja indispensável, para exercerem as suas respectivas funções é necessário que adotem sistemáticas de trabalho próprias, de modo a resguardarem sua independência e autonomia decisória, garantindo-se o contraditório e o equilíbrio entre poderes que caracterizam as organizações democráticas.
  • Transparência na gestão – além de reuniões abertas e de atas e registros que devem chegar aos sócios interessados em acompanhar as decisões dos Conselhos, é importante diversificar e ampliar os meios de comunicação e de integração com os sócios da Colina do Sol e com as pessoas adeptas do Naturismo em geral.
  • Plano Diretor - a ser discutido amplamente, deve conter as linhas estratégicas e as prioridades de investimento, de modo a garantir não apenas um desenvolvimento orientado da Colina do Sol, mas também a sua avaliação permanente pelos Conselhos e pelos associados.

Assinam esse Manifesto e pedem o seu voto os seguintes candidatos:

Ao Conselho Deliberativo:

  • Colin Peter Collins,
  • Dionéa Schemes,
  • Gerson da Silva Bernardo
  • Lauri Arend
  • Loraci Reis da Luzli
  • Odoni Pedro Brondani
  • Paulo Cesar Niemxeski
  • Vicente João Cauduro

Ao Conselho Disciplinar:

  • Cacildo Krebs Neto,
  • Luis Ramos Pellicer
  • Luiz Inácio Germany Gaiger.

Ao Conselho Fiscal:

  • Davi Luiz Pecinin
  • Duilio Fenoci Lopes de Souza,
  • Jane Roche Lerina,
  • Luiz Carlos de Oliveira de Almeida,
  • Sadi Marin

Lembramos que, segundo o Estatuto, são eleitos para o Conselho Deliberativo primeiramente os quatro Sócios Patrimoniais mais votados, seguindo-se após os demais candidatos, de acordo com o número de votos recebidos. Cada eleitor vota em até sete candidatos para o Conselho Deliberativo, e em até três candidatos para os Conselhos Disciplinar e Fiscal.

O voto presencial, por meio de cédulas de votação autenticadas pela Comissão Eleitoral e contendo a lista de candidatos e Conselhos pretendidos, ocorrerá das 11h às 17h do dia 06/03/2011, no Centro de Convivência, conforme Resolução 01/2011 do Conselho Deliberativo. O voto não presencial deve ser assinado e enviado à Central de Atendimento do CNCS pelo correio postal (Caixa Postal nº170, 95.600.000-TAQUARA, RS), de forma que seja recebido até o dia 04/03/2011, às 17h, ou por correio eletrônico, neste caso do dia 04/03/2011 até as 16h do dia 06/03/2011. O voto eletrônico deve ser enviado do e-mail habitual do sócio votante para secretaria@colinadosol.com.br. O voto pode ainda ser feito por intermédio de procuração em nome de pessoa que compareça à Assembléia, através de formulário disponível na Central de Atendimento ou de documento similar contendo os dados civis do votante e do procurador.

Amiga e amigo colineiro, tua resposta afirmativa a essas propostas é o teu voto!

Cordiais saudações naturistas!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário