terça-feira, 17 de agosto de 2010

O cânhamo

Celso Rossi
O enforcamento de Capitão Kidd

Nós já falamos da transferência de 35.000m² das terras centrais da Colina do Sol, a área incluindo o lago, o restaurante, e o hotel, de Celso Rossi e Paula Andreazza para Ocara Hoteis e Restaurantes S/A. A pergunta que fizemos foi, "será que foi engano?" O terreno certo, bem descrito, foi transferido para Ocara. Mas o que está hipotecado para garantir o empréstimo de dinheiro oriundo do orçamento federal, é outro. Onde não há benfeitoria nenhuma.

Dar o terreno certo não é crime, ou pelo menos não seria, se Celso e Paula não tivessem vendido "Títulos Patrimoniais", que alegavam dar para seus compradores um interesse fracional em todo o patrimônio da Colina do Sol, inclusive aquele terreno onde fica o hotel e o restaurante.

A arma fulminante

Mas como foi que outro terreno acabou como patrimônio de Ocara, e hipotecado ao banco? A resposta está na Ata de Ocara de 30 de agosto de 2001, que o leitor pode conferir abaixo. Cito o texto-chave - a arma fulminante do crime:

 
"Ocorre que somenta agora foi identificada a MATRÍCULA do imóvel, por aquele ato incorporado, devido ao fato que fazia parte de um todo maior e sobre o qual os acionistas subsritories detinha a plena propriedade e posse. Referido bem possui o nº de MATRICULA 2.025, perante o Ofício do Registo de Imóveis da Comarca de Taquara (RS), livro nº 02, do Registro Geral e possui a seguinte descrição: "UM TERRENO RURAL DE CULTURA, com a área de 33.818 m2., sem benfeitorias, situado em Morro da Pedra, neste município, confrontando-se: ao sul, com terras de Constantino Antônio da Silva; ao leste, cp, (sic) ditas de Alfredo Antônio da Silva; ao norte e oeste, com terras de Generoso Antônio de Souza. INCRA 852 120 034 (sic). A caracterização fica, por conseguinte, RETIFICADA ao bem imóvel e o valor fica RATIFICADO, tudo de acordo com a Alteração Contratual, antes mencionada.
 

O que aconteceu aqui é mais ou menos óbvio. Celso já estava de olho no dinheiro do BRDE - o empréstimo saiu em 2002 - e descobriu que um terreno sem matrícula não serveria para hipotecar. Resolveram dizer que o terreno onde ficava o hotel, "era outro", de tamanho mais ou menos correto, só que com matricula.

O Registro de Imóveis

O Registro de Imóveis é um cartório supervisionado pela Justiça. Tem a tarefa de manter um registro público de imóveis. Tem a fé publica. O registro é aberto ao todos, que podem assim conferir quem é o proprietário de cada imóvel. Para evitar fraudes.

Para evitar, por exemplo, o tipo de manobra feito pela Ata de Ocara S/A de 30 de agosto de 2001.

Encerramento

A Ata termina:

 
IV - ENCERRAMENTO - Nada mais havendo a tratar foi lavrada esta ata, que vai assinada por todos os presentes, a saber: Luiz Alberto Rossi e sua mulher Liselotte Arnt Rossi - em outorga uxório -, Paula Fernanda Andreazza, Celso Luís Rossi e Dana Wayne Harbour. O presente exemplar é cópia fiel do transcrito no livro próprio.
 

Está, realmente, completo e encerrado. A substituição dos terrenos não foi engano, não. Foi por ato consciente, formal, e assinado embaixo por Celso Luís Rossi, Paula Fernanda Andreazza, Luiz Alberto Rossi, e Liselotte Arnt Rossi.

Liselotte Arnt Rossi
Até sua mãe participava

Já explicamos, vendo o nome do blog, que calunia é acusar alguém falsamente de um crime. Na lei brasileira, existe a exceção de verdade - você tem o direto de provar o que disse. Eu digo, e assino embaixo, e comprovo: Paula Fernanda Andrazza, Celso Rossi e o pai de Celso, e até sua mãe, participaram do fraude pelo qual o terreno onde o Hotel Ocara já estava sendo erguido com o dinheiro de Dana Wayne Harbour, foi trocado por outro terreno, este sem benfeitorias e quase sem valor.

O finado Dana Wayne Harbour

Dana Wayne Harbour, antes da sua morte violenta, estava juntando as provas de que ele foi vítima de fraude no negócio da Hotel Ocara. Ouvi que ele juntou caixas de evidências, em grande parte cheques do Banco do Brasil, presumo que da sua conta e da conta da Ocara S/A. Há quem acredita que estas papeis, aqui publicadas, foram outras das provas que ele juntou.

A morte violenta de Wayne foi conveniente para certas pessoas, e para desvender um assassinato, a regra é seguir o dinheiro, e ver quem se beneficia. Não posso comprovar quem matou Wayne, então não faço acusações.

Negócio em familia

Chamo atenção aos leitores, de não somente Celso assinou a Ata que formalizou o fraude, mas também seus pais. É de larga conhecimento que Celso - para usar uma expressão americano - não tem nem um pinico para fazer xixi, nem uma janela de qual pode o jogar.

Mais seus pais participaram, e os bens da família podem compensar as vítimas.

O cânhamo

Ouvi muito, este tempo, de Celso Rossi. Que "Ele não dá ponto sem nó", de que "Ele é sabonete, sempre escapa."

Deixo os leitores hoje, com um pouco de poesia, de Steven Vincent Benet, chamado The Hemp (O cânhamo). A poema conta do Capitão Hawk, terror dos mares, com uma frase só para todos que pilhava: "O cânhamo que me enforcaria ainda não cresceu!"

O cânhamo que enforcaria Celso Rossi já cresceu. Os sementes ele plantou com as próprias palavras, na terra que ele achava estéril, nos papeis dos cartórios, da Junta, das folhas de processos no Fórum.

O cânhamo foi plantado, cresceu, e foi colhido, e a corda está se tecendo.


"And the days pass, and the weeks pass,
And the sands roll from the hour-glass.

"But down by the marsh in the blazing sun
The hemp is smoothed and twisted and spun,
The rope made, and the work done."


Nenhum comentário:

Postar um comentário