quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Barracão de Morro da Pedra

Se ouve muito do Barracão em Morro da Pedra. É lugar de jogo de futebol, de festa de padroeira, casamento, e na sala do subsolo, a escola de reforço de New Faces, a ONG de Fritz Louderback. Para entender o caso, é essencial visitar o Barracão. Então vamos lá.

O Barracão é uma construção de alvenaria, com telhado de zinco. Fica num terreno em desnível, reto ao chão no lado esquerda (sul) e com um subsolo no lado direta, que fica uns 20 metros da igreja. Dentro da estrutura, há piso de taco de madeira, pintado para futebol de salão. O campo de futebol é envolto com um rede – laterais, atrás dos gols, finais, teto. Os paredes de dentro tem a pintura dos paredes em boas condições, um quase-branco, com uma faixa de um metro de bege no pé.

No lado sul, o piso é de cerâmica, e há no meio da parede, um balcão tipo bar enorme. Em cada lado, há janelas para a cozinha, do tipo usada para passar comida de um lado para outro. No lado esquerda, em baixo de cobertores, há um "steam table” – um daqueles carrões usada para servir comida quente num refeitório. Atrás dele, uma quadra de luz, que parece novo e moderno. No lado direto, há um pequena mesa de snooker, menor que tamanho oficial. Atrás disso, os sanitários. Pelas janelas da cozinha, dá para ler duas notícias: "A partir das 2:00 hoje – jogo", e "Não vendo cerveja fiado". Uma quadra branca permite agendar uso da quadro, o preço sendo R$15,00/hora."

Fernando e sua namorada estão almoçado frango assado quando chego ao Barracão. Fernando mostra o lugar e explica seu funcionamento. Crianças jogam futebol a tarde, adultos não. O Barracão serve para casamentos, festas de 15 anos, festas da paróquia. Um exemplo é a Festa dos Motoqueiros, em que uns 400 motos desfilam desde Santa Cristina do Pinhal, até a Barracão onde termina em festa. Acontece no segundo domingo de dezembro, e no 9 de dezembro de 2007, houve almoço para 350 pessoas.

A Sala de Aula

Atras do outro gol, há um palco, e ao lado uma escada desce, tão íngreme que parece uma ladeira de marinheiro. Mas não é a entrada principal da sala em baixo. Devido ao declive, o piso fica a nível do chão, e tem uma porta virado para a igreja, uns 15 metros distante, e pequenas janelas no mesmo parede deixam a sala bem iluminada. É limpa, recém-pintada, e claramente uma sala de aula. Poucas cadeiras, sem duas iguais, estão encostadas aos paredes.

No parede esquerda, oposta as janelas, metade do parede é branco. Um metro acima do chão há uma série de tomadas elétricas, tipo informática com três buracos incluindo terra. A tubulação é embutido. Além das tomadas há um quadro de anúncios quase na canto. Nele, somente um cruz de papel dobrado, com frases de catequese escritas com mão cuidadosa.

No parede do fundo, há uma quadra-branca, com uma quadra com horário de aulas:

Educação Física Prof. Regine
Português Profa. Ana Paulo.
História e Geografia Prof. Daniel
Inglês Prof. Rodrigo
Ciência/Matemática Prof. Márcia
Artes Prof. André
Enfiadas na borda da quadra branca, há umas cartões-postais de Europe. Virando os cartões, são de “Alastair”, e endereçados para Fritz Louderback, um para “Kids Club, Fritz Louderback”.

Fernado explica como funcionou a escola, "Os professores que deram as aulas vem de várias cidades da região, Parobé, Taquara, Igrejinha. A escola Hiatus no Taquara coordenava.

"As crianças estão sentindo muito falta. Parou as aulas, parou as aulas de inglês."

Fritz fez a reforma da sala de aula. Ele que mandou colocar fiação para os computadores. As computadores não chegaram a ser colocados.

A imprensa não investigativa

Conforme Fernando, umas seis pessoas vierem para conhecer a sala de aula, para divulgar o trabalho, "antes". "E uns vierem escondidos, para bisbilhotar." "Nenhum repórter veio ver a sala de aula depois que Fritz foi preso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário