sábado, 10 de julho de 2010

O mapa da Colina: imagens aéreas novas e croquis antigo

Estou agora com uma cópia grande do mapa que Celso Rossi usava para mostrar onde ficavam as "concessões residenciais" na Colina do Sol, e também do mapa que ele deu ao banco BRDE, quando hipotecou o terreno em que disse ficava o hotel Ocara - que realmente estava em outro lugar. Semana passada, Google Maps melhorou as imagens de satélite de Morro da Pedra. Abaixo está a Colina em resolução mais alta (e nuvens finas). Por cima em amarelo está o mapa do topógrafo, e em branco, o croquis que está na lauda de avaliação do banco. Creio que este último veio dos mapas de Darci, que juntou as terras e as vendeu para Carlos Edu, que vendeu para Celso e Paula.

No croquis, dá para ver que os dois terrenos menores - o meio hectare que Olívio vendeu para João Jaques, e a tira fina de José Antônio - estão nos seus lugares.


Informativo, também, é que a borda do poente não segue a linha dos escarpamento do morro, mas segue a divisão formal e rectangular dos cartórios.


View Colina do Sol - glebas in a larger map

Adjustes ao mapa

Fiz uma novo mapa com as áreas ajustados para seguir estes novidades. Faltando uma cópia melhor do croquis de Darcy, não deve mudar de novo, até que um topólogo visitar o terreno. Noto que as divisas ficam bem próximos às do croquis de Darci.

O porteiro no lado certo da divisa

Identificando coisas que aparecem tanto na foto aérea quanto no papel, como a lagoa e o hotel, medi delas para as bordas no mapa grande do topólogo, e transferi estas medidas para Google Maps.

Usando este metodologia, a nova portaria da Colina está sim na tira fina de José Antônio (que continua no seu nome no Registro de Imóveis) e na terra dos vizinhos, os Schirmer.

Alguém que não entende ...

Recebi uns dias atrás um comentário - de "Anônimo", como estes coisas tendem a vir - questionando o propósito do blog:

  Anônimo disse...

Com esta sua eficiência toda, porque não usa este tempo para fazer o bem. em vez de ficar aterrorisando e fazendo maldades.

Se tivesse fazendo algo de bom pra alguém, já iria calar a boca de muita gente, mas desse modo não tem créditos não...

 

O comentarista talvez não entende as prioridades, aqui. Preservar a liberdade de Isaías Moreira é importante. Preservar as cabanas dos colineiros que nada fizerem e nada fazem contra o verdadeiro terror, é de importância secundária.

As falsas acusações foram motivados pelas terras da Colina e pelo dinheiro de SBT. E também, porque qualquer tentativa de regularizar as terras revelaria o estelionato contra BRDE - e usar fraude para pegar dinheiro oriundo do orçamento federal, para gastar num iate, é bronca das bravas.

É preciso entender para consertar

As terras da Colina do Sol tem situações jurídicas distintas. Umas já estão penhoradas pela Justiça para pagar as dívidas de Celso Rossi. Outras, poderiam ser no futuro.

Saber a situação de cada casa é o primeiro passo a tecer uma solução parcial ou total. A alternativa, é de deixar que a situação dos lotes seja especificada por Celso e seus seguidores: que vão afirmar o que é de interesse deles.

Mas a coisa tá grave

Ouvi de um colineiro semana passada que ele não conseguiu programar pagamento automático para a taxa de condomínio, pois o Banco do Brasil suspendeu este serviço para CNCS. O motivo seria uma divida elevada do clube com o BB, elevado mesmo.

E os penhores estão progredindo na Justiça. Veja na lista de processos ao lado.

Colineiros batem um papo com Celso Rossi (visão artística)

A alternativa é deixar Celso e seus seguidores fazem do jeito que é melhor para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário