sábado, 28 de novembro de 2009

Compaq Presario 1200 e Toshiba Satelite A100: Laudo Pericial 1965/08

Este Laudo apresenta resultados sobre dois micros, o que Cristiano Fedrigo trouxe de volta dos EUA em 2007, dias antes dos prisões, e outro um Compaq Presario 1200 com Windows 98 que Barbara Anner usava para para joguinhos que não rodam sob Windows XP.

O Internet é pornô

Assisti com minha esposa a estréia do musical Avenida Q em São Paulo, que foi muito bem recebido pela plateia, inclusive Geraldo Alckmin e sua esposa, sentados diretamente ao nosso frente. Um dos canções que mais ganhou risos foi, "O Internet é pornô ".

Pelo laudo, os peritos encontram pistas de que alguém usando o computador de Cristiano viu pornô heterossexual adulto no Internet. E não achavam que isso de interesse maior. Em que estão absolutamente corretos.

Todos sabem que há pornô no Internet, que há na banca de esquina também, onde Playboy e similares vendem muito bem.

Arquivos copiados

O laudo diz que

Foram encontrados imagens fotográficas, vídeos e documentos, que foram gravados no CD anexo.

Porém, não encontraram "ouro", ou teriam dito isso. O que é exatamente os advogados da defesa não sabem, pois foram impedidos de fazer cópias do CD, apesar deste " ...integra o presente Laudo Pericial", num cerceamento de defesa claro.

Não há nada que indique que a polícia ou promotoria, que tem plena liberdade de consultar os CDs e mandar-los para quem pode explicar-los, tem consultado os CDs. Porém, pelo fato que nada prejudicial aos acusados tenha vazada aos redações de RS, podemos concluir que nada prejudicial há.

Estes dois computadores são limpos.

Laudo Pericial 1965/08 está nas fls. 3840-3859 do processo 070/2.07.0002473-8 do Caso Colina do Sol, e nas fls. 259-268 do processo 019/1.09.0007874-0, onde está livre do "sigilo da Justiça". Assinado 07 de março de 2009, não tinha sido encaminhado para a Justiça antes que CPI do Senado chegou em Porto Alegre três meses depois.

Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Segurança Pública
Instituto-Geral de Perícias
Departamento de Criminalística
Seção de Informática Forense

LAUDO PERICIAL Nº 1965/08




Ilmo. Sr. Delegado,
M.D. Titular da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos

Em atendimento à solicitação em epigrafe, no dia 30 de janeiro de 2008, a Sra. Eliana Sarres Pessoa, Perita Criminalista, Diretora do Departamento de Criminalistica, incumbiu aos peritos signatários a realização dos exames periciais no material a seguir escrito.

1. Descrição do material questionado

Dois notebooks, sendo um da marca Toshiba, modelo Satellite A100, número de série "96103575Q", com carregado elétrico marca Toshiba, modelo SADP-75PB", mostrados nas fotografias 1 à 3; e um da marca Compaq, modelo "1456VQL1N", acompanhado de carregador marca Compaq modelo LE-9702A, mostrados nas fotografias 4 à 6.

Havia, no leitor de CD/DVD do notebook marca Toshiba, um CD com o título "WARCRAFT III"

2. Metodologia

Os exames efetuados foram precedidos de cuidados para evitar perda dos dados. Os arquivos foram copiados para um computador da Seção de Informática. Em seguida, este foi verificado com o objetivo de determinar seu conteúdo. Foram realizadas pesquisas por palavras-chave sobre os conteúdos dos discos rígidos, e busca por arquivos excluídos.

Os arquivos citados nesse laudo foram copiados para um CD (anexo). Para garantir a integridade dos arquivos, gerou-se, através do algoritmo MD5 (Message Digest Algorithm #5) valores hash para cada arquivo contido no CD. Os hashes encontram-se agrupados no arquivo "Arquivo de Verificaçaõ.md5", gravado no próprio CD. Para finalizar o processo, gerou-se ainda um novo valor hash sobre esse arquivo, que está relacionado no item "5. Considerações Finais" deste laudo.

O objetivo dessa perícia é verificar se o material questionado contém imagens ou cenas de sexo explícito envolvendo crianças ou adolescente.

3. Resultados

3.1 NOTEBOOK MARCA TOSHIBA

O sistema operacional instalado neste notebook é o Windows XP Professional, registrado em nome de Cristiano Fedrigo, nome que também consta como usuário principal da máquina. A identificação de rede do notebook é "CRISTIAN". O ultimo desligamento completo do notebook foi realizado em 11/12/2007 às 16h25min.

Foram encontrados imagens fotográficas, vídeos e documentos, que foram gravados no CD anexo.

Foram encontrados registros de acessos à webmail dos usuários fedxxxx@hotmail.com e fedyyyyy@gmail.com, e acessos ao perfil do usuário "!@#$#!Cristiano fedrigo!!!!" no site Orkut.


Foram encontrados diversos arquivos de imagens eróticas ou de sexo explícito mostrando pessoas adultas em relações heterossexuais. Esses arquivos encontram-se no diretório de arquivos temporários de Internet no disco rígido, indicando que os arquivos foram copiados para esta pasta quando as páginas de Internet que continhas estas imagens foram acessadas. Tais arquivos não foram copiados para o CD em anexo.

O CD encontrado no leitor de CD/DVD contém o jogo "Warcraft III".


3.2 NOTEBOOK MARCA COMPAQ

O sistema operacional presente neste Notebook é o Windows 98, e o usuário registrado é "veronica".

As últimas alterações a arquivos desta máquina foram realizadas em 10/12/2006.

Foram encontrados fotografias diversas, e gravadas no CD anexo.

4. Resposta aos Quesitos

Concluímos o Laudo respondendo os quesitos, como segue.

"Qual o conteúdo, arquivos, HD e para que servem?"

R.: Reportamo-nos ao item "3 - RESULTADOS" do presente Laudo Pericial.

5. Considerações Finais

Integram o presente Laudo Pericial um CD N/S "6289 112 L C 39304", identificado pelos números de Laudo, Protocolo e Requisição, contendo os arquivos encontrados durante a perícia, e 6 (seis) fotografias, dispostas em 6 (seis) páginas.

A sequência alfanumérica (chave) utilizado para verificar a integridade dos arquivos do CD é "b6d4d59211aef924634b5e6ea07779c4".

Para exhibição do conteúdo dos vídeos gravados no CD anexo é necessária a instalação do programa Quicktime Player, presente no diretório "Extras" do CD anexo.

Devolvemos, em anexo, o material questionado.

Porto Alegre, 07 de março de 2008

(assinado)
Daniel José Salomoni
Perito Criminal
Relator
(assinado)
Evandro Della Vecchia Pereira
Perito Criminal
Revisor


(assinado)
Visto da Direção



Nenhum comentário:

Postar um comentário