sábado, 5 de setembro de 2009

Tribunais de exceção

As tribunais de exceção são uma técnica antiga. Espanha tinha a Santa Inquisição, Inglaterra o Star Chamber, os EUA sua Comissão de Atividades Não-Americanas, a União Soviética suas Tribunais Populares. Brasil favorece o nome CPI.

O filósofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Jr escreveu ontem comparando a perseguição de comunistas ao "... 'caça às bruxas' em relação à pedofilia no Brasil".

Vou desviar um pouco do foco de hoje para compartilhar as suposições de Ghiraldelli sobre quem faz estes denúncias:

Por que há pessoas fazendo tanto barulho em relação à pedofilia? Teriam sido elas vítimas? Ou elas são pessoas sem causa e, enfim, por considerarem o sexo algo sujo, imaginam que todo mundo que se aproxima de uma criança – inclusive um pai – é um maníaco sexual? Por que estamos dando tanta voz para essa gente que não consegue ter orgasmo, que é visivelmente mal amada?

Em julho senador Magno Malta lembrou de mim e me convocou - de novo - mas esqueceu de me informar disso. Só descobri anteontem.

Convocou também o promotor Dr. Antônio Bandeira, que faz jus ao nome de Promotor de Justiça, e o presidente da Câmera de Vereadores de Catanduva, Dr. Marcos Crippa, ex-delegado de polícia. Tinha a honra de conhecer os dois quanto visitei aquele cidade do interior paulista.

Temos hoje duas cartas, de tribunais de exceção, do Capital Federal e de um dos grotões do país; de um tribunal com poderes de polícia e Justiça, e um cujo poder é de fechar o portão de terrenos que já não são dele. A CPI está para expirar em 23 de setembro - e a CNCS, para expirar antes.

Antes de ler as cartas, vale ler a conclusão do professor Ghiraldelli

Preciso falar claro, avisar todos claramente do que está ocorrendo. Pois não quero ver pais amorosos sendo punidos, em meu país, por amarem seus filhos. Quem iria imaginar que, um dia, no Brasil, iríamos para a cadeia por beijar filhos? Nenhum de nós pode agüentar isso. Não podemos deixar o Brasil do ódio vencer o Brasil do amor.

Em Brasília ...

SR. GERALDO HENRIQUE CORRÊA:...O que me deixa muito irritado, me deixa muito magoado é que o mesmo Promotor que demorou dez dias para entender o diretor que fez a primeira denúncia, atende imediatamente um americano, que eu não sei o que ele veio fazer no Brasil para falar de pedofilia, para aparecer na mídia.

SR. PRESIDENTE SENADOR MAGNO MALTA (PR-ES): Como é o nome dele?

SR. GERALDO HENRIQUE CORRÊA: É Richard.

SR. PRESIDENTE SENADOR MAGNO MALTA (PR-ES): Ele é um falso jornalista. O Brasil está me vendo aqui, é falso jornalista. Eu já o vi bisbilhotando em Porto Alegre, estava bisbilhotando agora em Manaus.

Faça uma convocação do Sr. Richard, porque eu vou querer a documentação dele aqui, eu quero a documentação dele, que ele é um falso jornalista. Aliás, agora pode ser jornalista, porque eu também sou, não tem diploma mais. Quem sabe agora ele se legalizou.

SR. GERALDO HENRIQUE CORRÊA :Aqui está uma matéria dele com o Presidente da Câmara Municipal de Catanduva. Sabe. O que eu senti... Eles estão tentando transformar o caso de Catanduva simplesmente na escola de base, é essa a intenção deles. Eu trouxe uma matéria que saiu na...

Foto: José Cruz/ABrFoto: José Cruz/ABr

SR. PRESIDENTE SENADOR MAGNO MALTA (PR-ES): Só um minutinho, me dá um minutinho. Faça um requerimento para mim para a Embaixada Americana e a Interpol a respeito desse Sr. Richard aqui. Esse é um bisbilhoteiro falso. E o convoca para a primeira semana. Eu o quero junto com o Presidente da Câmara.

SR. GERALDO HENRIQUE CORRÊA : Nesta revista É Noticia de Catanduva eles utilizam o nosso título quando nós fizemos a denúncia, falam de todos os assuntos. Não se preocupam com as crianças nessa matéria. E o que é que acontece nisso tudo aqui?

SR. PRESIDENTE SENADOR MAGNO MALTA (PR-ES): Botou a nossa foto aqui, João. Beleza.

SR. GERALDO HENRIQUE CORRÊA : Fala sobre a CPI. E aí ele joga a matéria da Escola de Base junto para tentar desqualificar o caso de Catanduva. Eu, simplesmente, fiquei abismado com isso. E para completar, o vice-prefeito que é o dono da revista me faz uma bela de uma poesia sobre Catanduva: “E onde estão as crianças, onde as dores das crianças? Em lugar nenhum”. É o que eu tenho em mãos. Nada

Tem outra revista que a mídia também que é de Catanduva que fala sobre a questão da pedofilia, não se preocupa com as crianças, só se preocupa se Catanduva, o nome de Catanduva foi ou não ameaçado. Aqui o prefeito dizendo que não, não sei o que. Quer dizer, o que nós temos em Catanduva é uma vaidade, é uma falta de respeito com as nossas crianças, porque tudo está sendo trabalhado para quê? Para que o nome de Catanduva seja preservado e não os direitos das crianças que estão contidos no seu estatuto. Isso me dói, isso me dói muito.

Eu fui depor, eu simplesmente fui escorraçado pelo promotor da Primeira Vara da Criança e do Adolescente. Ele berrava comigo, também...

[...]

SR. PRESIDENTE SENADOR MAGNO MALTA (PR-ES): Geraldo, eu vou oficiar. Requeiro nos termos regimentais do Senado Federal, seja convocado processo de crime na CPI o Sr. Pedicini. Eu, o Senador Sérgio Zambiasi, Papaléo Paes, Romeu Tuma, Geraldo Mesquita e Magno Malta. Eu aprovo este requerimento. Como aprovam, permaneçam como estão. Está aprovado.

Então, eu também ofício a Embaixada Americana e a Interpol a respeito desse jornalista de araque aqui.

http://webthes.senado.gov.br/sil/Comissoes/CPI/Comissoes/CPIPED/Atas/20090715RE049.rtf, fls 4-8.

... e no Morro da Pedra

Numa imitação infantil destes terrores grandes, a Colina do Sol tem seu "Conselho Disciplinar". Notamos aqui as recentes tentativas da Colina de infernalizar a vida de Fritz Louderback e sua família. Semana retrasada barraram o filho afetivo, Cristiano Fedrigo. Esta semana foi a vez do adotivo mesmo, Douglas Anner Louderback, com uma tentativa de ameaça que, de tal mal-feita, fica palhaçada.

Fritz está processado Etacir Manske, o presidente de CNCS, sobre as dívidas que Eta parou de pagar na mesma semana que Fritz foi preso - preso devido as denúncias de Eta e suas comparsas.

A carta da Colina, com data de 21 de agosto, fala de uma suposta reunião de 24 de abril, sobre um incidente apócrifa de 4 de abril. As datas em si já demonstram a transparência da decepção: deixaram o caso de molho por cinco meses, e levou duas semanas para entregar uma carta para alguém que passa diariamente pelo portão? É brincadeira.

Qualquer pessoa razoável entende a carta imediatamente para o que é: parte da campanha contra a família de Fritz. Difícil dizer que é para fazer um julgamento no estilo soviético, ou para reclamar que a palavra "CONFIDENCIAL" foi desrespeitada. Vamos ver.

Ora, bolas

O fatos do caso são simples. Douglas tinha pedido de volta as bolas e camisas do time de futebol do Barração, pois eram precisos para o projeto New Faces, que estava relançando as aulas de futebol.

Conforme Douglas relata, Eta recusou de forma chula ("Não vou dar bolas porra nenhuma."), e Douglas deixou o mercadinho. Fritz comprou nove bolas novas, mas no dia seguinte as camisas e bolas estavam na recepção, onde Cristiano pegou, assinando recibo. Eu já vi as camisas nas aulas no Barracão.

Na minha primeira viagem para Taquara em março de 2008, visitei o Barracão, sem comunicar minha intenção antes para ninguém, para poder falar com pessoas que não eram nem acusadores nem defensores, mas somente testemunhas dos fatos. Do meu relatório da visita:

Futebol sábado à tarde
Houve muita notícia também que Fritz patrocinava aulas de futebol para as crianças menores da região. O Barracão cobra R$15 por hora para cobrir o custo de luz. Fernando disse que não cobrava dos menores e que fornecia lanche graças à generosidade de Fritz. Disse ainda que Fritz deu um Monza para Etacir Manske da Colina (conhecido por Eta), pelo qual pagou R$7.500, como parte de um acordo pelo qual este treinaria as crianças. O trato era que Eta vinha de 2:00 às 6:00 da tarde aos sábados.

Eta deixou de dar as aulas paras quais tinha recebido, quando Fritz foi preso - da mesma maneira que deixou de pagar os empréstimos.

Quem dá as aulas agora é Douglas e seu irmão Paulo, conhecido com Japa.

Ref: CDs 014/2009 CONFIDENCIAL Colina do Sol, Taquara RS, 21 de agosto de 2009.

Senhor:

Na reunião conjunta dos Conselhos do CNCS de 24/04/2009 foi aprovado por unanimidade, a admissibilidade de encaminhamento ao Conselho Disciplina da denuncia de Etacir Manske contra V.S.

O Conselho Disciplinar abre, portanto, o respectivo processo informando que a denúncia decorre de fato ocorrido em 04/04/2009, às 10h45min, na frente do Mercado Nativo, no CNCS. Nessa oportunidade V.S. teria abordado, de forma ameaçadora, o colineiro Etacir Manske solicitando devolução de bolas de futebol de salão que o Sr. Frederic Calvin Louderback havia doado anteriormente, quando o Sr. Etacir dava aulas desse esporte para crianças do Morro da Pedra. Na seqüência, proferindo palavras de baixo calão teria ameaçado o Sr. Etacir Manske com expressões do tipo “Vou acabar contigo, seu idiota.” E “Vou te pegar fora daqui.”, o que foi considerado pelo mesmo uma efetiva ameaça de morte.

No sentido de propiciar a V.S. ampla defesa e estabelecimento do contraditório em relação ao fato acima referido, solicitamos sua manifestação por escrito sobre a tema em tela, no prazo máximo de quinze (15) dias a contar da recepção desta ofício.

CLUBE NATURISTA COLINA DO SOL
Conselho Disciplinar

Ao Senhor
DOUGLAS ANNER LOUDERBACK
Nesta

Nenhum comentário:

Postar um comentário