domingo, 21 de junho de 2009

Enquanto isso, em Catanduva

Muito aconteceu esta semana no caso Colina do Sol, e hoje a noite atualizo sobre isso. Estava com outro compromissos, em Catanduva, onde há - ou havia - outra caça às bruxas.

Digo "havia", pois fui recebido em Catanduva pelo presidente da Câmara de Vereadores (http://www.camaracatanduva.sp.gov.br/noticias/americano-richard-pedicini-visita-presidente-da-camara), Marcos Crippa, que já havia subida no tribunal da Câmara para declarar que a "rede de pedofilia" que a mídia nacional procurava naquela cidade, não existe.

Fabricação, Marcos Crippa disse, de pessoas que viam lucrar da acusação. Que ouvi também do promotor que cuidou do caso inicial, Antonio Bandeira Neto, que já tinha prometido conseqüências, e enquanto eu estava na cidade apresentou denúncia contra quem espalhou acusações sem provas. Deixei com Dr. Bandeira uma cópia do relatório que Silvio Levy e eu escremos sobre o caso Colina do Sol.

Por coincidência, minha visita coincidiu com mais um "reconhecimento" dos acusados pelas crianças, supostas vítimas. Mais uma vez, não comprovou nada. É verdade que uma das crianças reconheceu o borracheiro "Zé da Pipa", já condenado no caso. Só que "Zé da Pipa" não estava lá.

É notável que enquanto um dos jornais locais ilustrou a diligência com uma foto de senador Magno Malta, a Noticia de Manha colocou uma foto de mim. Fui informado por várias pessoas de que uma entrevista que dei para Noticia da Manha deu muita a falar na cidade (não está online). Em março, eu já tinha escrito no Observatório da Imprensa sobre o caso, e o ombudsman da Agência Brasil já tinha me dado ouvidos, e o tempo, senhor da razão, já acolheu minhas palavras.

Em Catanduva, a "Cidade Feitiço", a feitiço virou conta a feiticeiro. Porque em menos de seis meses, Catanduva acordou, e em Taquara, o processo continua lerda?

E porque em Catanduva fui recebido com honras pelo Presidente da Câmera de Veradores, enquanto em Taquara fui preso em frente ao Fórum?

Diria que Taquara, a cidade, a população, já sabe faz muito tempo que o caso Colina do Sol é uma farsa sem fundamento. Somente no Forum de Taquara, uma espécie de Castelo da Bela Adormecida, pessoas continuam sonhando. Talvez quem estava fiando este história as enganou de experimentar a roca, e foram picadas. Talvez continuam dormindo por falta de um beijo de amor.

Em Catanduva, além dos nomes de inocentes, a nome da própria cidade estava sendo jogado na lama. E há gente de bem, lá. Marco Crippa tinha ele mesmo sido alvo de acusações falsos, anos atras, e estas coisas não se esquece. O promotor Bandeira tem a grandeza de admitir que ele estava errado em pedir a condenação do sobrinho do borracheiro. A Notícia da Manha, que acusava fortemente, mudou de idéia.

Que Taquara aprende de Catanduva! E se o Fórum não consegue enxergar os fatos, que o castelo seja sitiado pelas forças de bem. Ou o nome não somente do Fórum, mas da cidade, será tão manchado que nem um mar de água o limparia.

Um comentário:

  1. Meus parabens Richard, pelo exelente trabalho que tens feito na defesa dessas pessoas que foram acusadas inocentemente, pois, conheço muito bem tais pessoas, fui gerente da acessoria de ética da Colina do Sol e nunca vi qualquer ato ilegal vindo deles, bem pelo contrario, só coisas boas.
    Sei que no final a justiça vai inocenta-los e punir os que quiseram se benificiar com toda essa farsa.

    ResponderExcluir