quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Colina do Sol perde a força

A corja da Colina e seu capitão
naveguem em outros mares
De vez em quando ouço críticos de que publico aqui coisas de difícil entendimento. Claro que uns assuntos aqui tratados exigem uma apegação aos detalhes, como o mapa da Colina - uma quebra-cabeça que ficou possível de montar somente quando descontamos a mentira de Celso Rossi de que o terreno 2025 ficava debaixo do hotel.

Mas as reclamações não são do tratamento dos assuntos realmente difíceis, mas das referências literárias e poéticas desnecessárias. Para estes leitores, nosso título de hoje de manha - "Colina do Sol perde a força" - é um mal pressagio, de mais uma alegoria irritante.

Tenho uma notícia boa, então, para estes leitores que preferem o literal ao literário: o título quer dizer que RGE retirou seus postes.

O finado Dr. Décio ganhou a sua causa

Um dos processos que consultei ontem no Fórum foi talvez o último do finado Dr. Décio José Schirmer, que até comentou nos autos que o câncer que se espalhava pelo seu corpo ainda não atingiu nem seu cérebro nem sua mão, permitindo que ele defendido seus diretos.

Os Schirmer, lembramos, são os vizinhos no lado de fora da portão da Colina do Sol. RGE tinha fincado postes nas terras dos Schirmer, com a única finalidade de levar mais uma linha de transmissão elétrica para o que RGE descreveu como "o maior comunidade naturista da América Latina".

Evidentemente, ninguém informou RGE de que a corja que tomou conta da Colina, na sua guerra contra os sócios, já tinha reduzido os residentes de 60 para 9, dos quais pretendem expulsar um terço dos remanescentes, quer dizer, Fritz Louderback, Barbara Anner, e seu filho, Douglas.

Era muito poste e muito dinheiro para servir seis pessoas só. E era um imposição grosseiro no direto dos Schirmer.

Conforme o processo, RGE diz que só existia uma alternativa, que seria mudar os poste para as terras do vizinho, Darcy Camargo. Mas que não houve nenhuma casa no terreno, e que "nem a direção da Colina do Sol sabia quem cuidava do terreno".

Como já notamos aqui, a Colina do Sol despreza seus vizinhos. Eu não; um dos lados positivos deste trabalho foi a oportunidade de conhecer Morro da Pedra e seu povo.

A primeira pessoa para quem eu perguntei sobre as terras de Carmargo foi Marino, e ele se identificou como quem cuida das terras para os nove herdeiros, em troca do direto de usufruir do pastagem e de lá plantar.

Finalmente, os postes estão fora

Liguei para o advogado dos Schirmer, Dr. Joaquim Guedes de Souza, para oferecer o telefone de Marino. Ele agradeceu, mas disse que não precisava - na última fim de semana a família do Dr. Décio se reuniu no sítio, e certificou que RGE tinha finalmente cumprido a ordem judicial, e retirado seus postes.

Mais dos mapas

O mapa usada para vender -
o canto esquerdo superior não consta na mapa do que foi comprada

Comentamos ontem o segundo mapa da Colina, datado de 2004. Retornando para o hotel, descobri que felizmente trouxe comigo uma cópia grande do mapa de 2001, de "projeto de urbanização" do mesmo engenheiro, aquele mapa que Celso Rossi usava para vender "concessões residenciais". Há uma versão colorido com adições "artísticas" na parede da portaria, e no site, conforme ao lado.

Examinei também o mapa incluído no laudo de avaliação 523/02 do BRDE. Aquele mapa é muito reduzido e de leitura difícil, mas as divisas da Colina com os vizinhos, são as mesmas daquele mapa elaborado em 2004 que estava no processo de usucapião.

Pelo que vejo, Celso Rossi sempre tinha dois mapas, um para mostrar o que ele comprou, e o outro, para vender.

E não há dúvida: terrenos foram vendidos, e casas erguidas, em terras que o mapa que Celso guardou para si, mostrava claramente, eram de outros.

Deuteronômio

Encontramos a situação na Biblia, em Deuteronômio, 25:13-15,

 

13 Não levem na bolsa dois pesos diferentes, um maior do que o outro,

14 nem tenham em casa duas medidas diferentes, uma maior do que a outra.

15 Usem pesos e medidas certos, para que vocês vivam muito tempo na terra que o SENHOR, nosso Deus, lhes está dando.

 

O outro livro

Mas o Bom Livro só tem peso moral, e a corja da Colina e seu capitão naveguem em outros mares, livres dos recifes da consciência e as tempestades de remorso.

Felizmente, há um outro livro, chamado de Código Criminal. Determinar em que capítulo dele esta atividade se encaixa - ou acho que o termo de arte é, "se enquadra", é uma tarefa para a Promotoria.

Para quem eu a entregaria hoje, antes que o sol se ponha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário