segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dra. Heloisa Fischer Meyer

As pareceres da Dra. Heloisa Fischer Meyer sustentam a alegação de que as crianças do caso Colina do Sol foram vítimas de abuso sexual. Vale a pena, então, saber mais sobre esta médica, examinando suas qualificações conforme delegado Juliano Ferreira, e conforme suas próprias afirmações.

Psiquiatra Forense

Ela foi descrita no Band News em 14/12/2007 como "psiquiatra forense" pelo delegado Juliano Ferreira. Dra. Heloisa estava na época, conforme seu currículo, estagiária: no décimo mês de estagio no Ambulatório do Instituto Psiquiátrico Forense.

"Psicoterapia de Crianças e Adolescentes - CEAPIA"

O currículo da Dra. Heloisa informa que em 2005 ela se especializou em Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo Centro de Estudos Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (Ceapia). Porém, o boletim do entidade informa que somente em 28 de Maio de 2007 realizou "reunião científica comemorativa" pelo reconhecimento do Curso de Especialização em Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo CFP." O curso, então, não era reconhecido quando ela estudou.

Violência Doméstica

A Folha Online descreve Meyer em 17/12/2007 como "especialista em violência doméstica".

Dra. Heloisa é, conforme escreve nas suas pareceres, "Especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes - USP"

Encontramos a especialização no seu currículo (link acima):

2006 - 2006
Especialização em XIII Telelacri 2006 . (Carga Horária: 360h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Projeto Rede Criança.
Orientador: Maria Amália Azevedo e Viviane Guerra.

Não encontro o XIII Telelacri no Internet, mas a ficha do XIV Telelacri está.

O leitor pode formar seu próprio juízo, mas parece que se trata de telecurso.

Pos em Psiquiatria

Os pareceres da Dra. Heloisa no caso Colina do Sol, de dezembro de 2007, afirmam que ela é "Pos Graduada L.S. em Psiquiatria - Instituto Abuchaim". Seu currículo dá mais detalhes:

2006 - 2008
Especialização - Residência médica.
Instituto Abuchaim. Residência médica em: Psiquiatria
Número do registro: 442, Fls041, Livro 1 em 01/02/2008.
Palavras-chave: psiquiatria.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria / Especialidade: Psiquiatria.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria / Especialidade: Psicoterapia da Infância e Adolescência.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação.

Parece que há algum engano aqui, pois o curículo aponta o registro somente em 01/02/2008, dois meses depois seus pareceres no caso Colina do Sol. Talvez não faz tanta diferença assim; o site do Instituto Abuchaim afirma que "O Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica encontra-se em fase de reconhecimento pelo MEC."

Se os cursos não são reconhecidos, tem o mesmo valor completados ou não.

Ausente nas reuniões de responsabilidade legal

Enquanto a boletim de Ceapia de outubro de 2006 nota na página 5 que que reuniões forem feitos entre "advogados, promotores, psiquiatras, psicólogos, pediatras" e seus profissionais sobre os e "aspectos ético-legais" de situações de abuso de crianças e "providências inerentes à responsabilidade legal que tais situações acarretam". Lamentavelmente, Dra. Heloísa não está na lista daqueles que assistirem.

Para não dizer que não falei, falei e falei de flores

Em versão anterior do seu currículo, que consultei em 2007, Dra. Heloisa informou que enquanto fez especialização entre 2002 e 2005 na CEAPIA, onde ela escreveu, finalizando em 2005, "Pra não dizer que não falei de flores. Mitos e realidades do abuso intrafamiliar", com a orientadora Ester Malque Litvin.

Porém, seu orientador em curso de pós-graduação latu sensu em psiquiatria no Instituto Abuchaim, Carlos Alberto Sampaio Martins de Barros, informa que ela escreveu para ele em 2007 o que parece a mesma obra, "Pra não dizer que não falei de flores! Abuso intrafamiliar: mitos e realidades".

Na sua currícula atual, Dra. Heloisa lista na sua bibliografia:

MEYER, Heloisa Fischer. "Para não dizer que não falei de flores". Abuso intrafamiliar: mitos e realidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Não podemos afirmar de maneira nenhuma que Heloisa Fischer Meyer não falou de flores. Sem examinar cópias (e não encontrei a obra de 2005 quando visitei Ceapia) não posso afirmar que é sempre a mesma obra, reciclada. Porem, para utilizar uma frase da dra. Heloisa, "são fortes os indícios de abuso".

CREMERS

Finalmente, vamos examinar a lista de especializações no site do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul - CREMERS. Dra. Heloisa Fischer Meyer, CREMERS 18822, aparece na página 192 da lista atual. Para fins de comparação, incluimos uns dos seus colegas.

Voltamos para esta lista ainda esta semana. Há algo de importância aqui, que o leitor cuidadoso pode encontrar. Vou dar uma pista: lembre o que o grande Sherlock Holmes falou sobre o incidente curioso do cachorro na noite.

18/08/2009 13:34
LISTAGEM DE MÉDICOS ATIVOS
COM ESPECIALIDADE REGISTRADA E ÁREA DE ATUAÇÃO
192 DE 478
CREMERS
NOME
ESPECIALIDADE
11.759
HELOISA BARBOSA DUARTE
14.046
HELOISA FERRARY ROCHA DE BITENCOURT
CIRURGIA GERAL
18.822
HELOISA FISCHER MEYER
9.514
HELOISA FLECK HECK BRITTO
GERIATRIA E GERONTOLOGIA
19.692
HELOISA GUEDES MUSSNICH
CIRURGIA GERAL
19.692
HELOISA GUEDES MUSSNICH
COLOPROCTOLOGIA
10.256
HELOISA HELENA DE CAMPOS SOLER
PNEUMOLOGIA
5.178
HELOISA HELENA POESTER FETTER
PSIQUIATRIA
23.654
HELOISA HELENA REUTER PALMEIRO
10.365
HELOISA HELENA ROUSSELET DE ALENCAR
21.527
HELOISA HELENA ZIMMERMANN
PSIQUIATRIA

Um comentário:

  1. Gostaria que o senhor retirasse o nome da Dra. Heloisa Fleck Heck Britto deste Blog. O uso de seu nome não foi autorizado para publicação neste blog. O nome da Dra. Heloisa Fleck Heck Britto não deve ser associado a este caso relatado neste Blog.
    Caso o nome não seja retirado tomaremos as medidas cabíveis!

    att

    ResponderExcluir